Seu pet tem diabetes, e agora?

A Diabetes é cada vez mais frequente na rotina veterinária e na vida dos animais de estimação, na maioria das vezes ocorre em animais idosos (acima de 7 anos de idade), mas também pode afetar animais jovens, inclusive filhotes. Ela é uma doença ocasionada pela ausência de insulina no corpo, que é responsável pela entrada de glicose nas células, sendo um hormônio produzido pelo pâncreas. Com a falência desse órgão, a insulina deixa de ser produzida, levando à necessidade de um tratamento similar ao dos humanos diabéticos: a aplicação desse hormônio.

Existem maneiras de se detectar diabetes em animais de estimação. Sintomas comuns são: aumento ou perda excessiva de peso, aumento da fome, muita sede, infecções urinárias, etc. O ideal é que os donos fiquem atentos aos sintomas. Contudo, fazer exame de sangue rotineiramente (ao menos uma vez por ano) também é extremamente útil para detectar a doença. Se você já tem um animal que faz uso da insulina, listamos algumas dicas para lhe ajudar nos primeiros socorros de uma possível hipoglicemia:

✓ Caso perceber que seu animal começou a ficar desorientado, ofereça-lhe comida;

✓ Uma das formas mais rápidas de se resolver a hipoglicemia é dar um pouco de açúcar ou mel para ele;

✓ A baixa taxa de açúcar no organismo pode fazer seu animal entrar em choque muito rapidamente. Caso ocorra, envolva seu animal em um cobertor ou toalha com uma bolsa de água quente, isso retardará o choque. Também ofereça-lhe a ele uma colher (de chá) de mel e leve-o imediatamente ao seu médico veterinário.

E para você que tem um animalzinho de estimação sem diabetes, prevenir é sempre bom. Por isso exercite-o, faça caminhadas frequentes, dê comidas saudáveis e faça exames clínicos anualmente.

Pois assim como você, seu cão e gato merecem o melhor!!

Quer saber mais? Fale com nossa equipe...