Cinomose! Seus sintomas e como tratar

Cinomose é uma doença altamente contagiosa e agressiva que afeta os cães. Transmitida por um vírus, que se replica em células sanguíneas, mucosas e principalmente SNC.

Explicando um pouco mais sobre o vírus, o mesmo se replica nas células sanguíneas e no sistema nervoso central do cão. Um dos sintomas iniciais mais comuns é a diarreia, abaixo veja outros possíveis sintomas:

✓ Vômito

✓ Febre

✓ Apatia

✓ Perda de apetite

✓ Secreções oculares

✓ Secreções nasais (pus)

✓ Convulsões

✓ Paralisias

✓ Tiques nervosos

✓ Falta de coordenação

Ao notar quaisquer destes sintomas, procure imediatamente seu médico veterinário, para que sejam feitos os devidos exames diagnósticos. Vale salientar que o vírus não transmite somente quando o animal está próximo ou convivendo junto pode-se também ser transmitido em locais onde levamos nossos animais para passear como, parques, ruas e lugares públicos onde os animais doentes eliminaram o vírus (urinas e fezes). Outro ponto de atenção, caso seu cão não tenha tomado as vacinas anuais, são os consultórios veterinários e petshops não devidamente higienizados. O tratamento baseia-se em:

✓ Soro (fluido terapia), para corrigir a desidratação causada pela diarreia.

✓ Antibiótico e antipirético para as infecções secundárias no sistema digestório e respiratório, além de aliar expectorantes e bronco dilatadores.

✓ Anticonvulsivante para as crises convulsivas devido ao acometimento do sistema nervoso.

✓ Suplementos nutricionais e terapias alternativas, como a acupuntura, para melhorar a resposta imunológica do animal para combater o vírus também são utilizadas.

Prevenir é sempre o melhor remédio, para isso, basta seu cãozinho tomar as vacinais anuais (V8, V10 E V11). Se forem filhotes devem receber três ou quatro doses da vacina a partir dos 45 dias de vida com seus devidos intervalos.

OBS. Nunca aplique vacinas sem consultar seu veterinário. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura.

Atenção: Se você que teve um cão com cinomose em casa aconselha-se não ter outro por 6 meses!

Quer saber mais? Fale com nossa equipe...

Pois assim como você seu cão e gato merecem o melhor!!